Descubra o Largo da Ordem na Praça Garibaldi em Curitiba

LUGARES INCRÍVEIS PARA CONHECER EM CURITIBA

12/8/20242 min read

SOBRE

A Praça Garibaldi fica no centro histórico de Curitiba. Antigamente era chamada de Largo do Rosário, devido à presença da Igreja do Rosário dos Pretos, recebeu seu nome atual em 1946, em homenagem ao revolucionário Giuseppe Garibaldi. Cercada por construções históricas como o Palácio Garibaldi, o Solar do Rosário, a sede da Fundação Cultural de Curitiba e a Igreja Presbiteriana Independente, a praça é exemplo de preservação da história e cultura. Além das edificações icônicas, o local abriga o Relógio das Flores, bares, cafés, lojas de antiguidades, galerias de arte e o centro de informações turísticas. Aos domingos, a partir das 9h, você pode conhecer a Feirinha do Largo da Ordem, que é formada por barraquinhas de artesanato e alimentação.

ATRAÇÕES

Feira de Artesanato do Centro Histórico

  • São cerca de 800 barracas como: carrinhos, balanço em madeira, cosméticos, tapeçaria, bijuterias, bonecas, chaveiros em feltro, chapéus, bordados, utensílios de cozinha, pintura em telas a óleo ou em cerâmica, selos e moedas para colecionadores e outros.

  • Possui praça de alimentação com: pastel, sanduiches, caldo de cana, mel, queijos, doces e salgados.

  • Ocorre aos domingos das 9h às 14h.

Fonte da Memória

  • É um tributo aos imigrantes que moldaram a história de Curitiba. Criada por Ricardo Tod, a escultura em bronze de uma cabeça de cavalo relembra os tempos em que os colonos traziam suas carroças carregadas de produtos hortifrutigranjeiros para o centro da cidade. O local, que antes abrigava um bebedouro para os animais, agora é um marco histórico que conecta o presente às raízes culturais da região.

  • Rua Kellers - São Francisco

Igreja do Rosário dos Pretos

  • A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito é uma reconstrução de 1946 em estilo barroco, erguida no mesmo local da antiga igreja colonial construída por escravos em 1737. Com a abolição da escravatura, a igreja perdeu sua função original, mas segue como um importante marco histórico e religioso. A fachada preserva azulejos da estrutura original, enquanto o interior conta com azulejos portugueses que narram os Passos da Paixão e abriga o túmulo do Monsenhor Celso, figura importante da história de Curitiba.

  • Rua Trajano Reis, 14 - São Francisco

Primeira Igreja Presbiteriana Independente

  • Fundada em 1904, é mais do que um marco religioso na capital paranaense. Com um forte papel social e educacional, a igreja é responsável pela criação de iniciativas como a Sociedade Evangélica Beneficente, mantenedora do Hospital Evangélico, além de projetos como o Lar Herminia Scheleder, que acolhe crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, e a Creche Miriam, que oferece educação infantil de qualidade.

  • Rua do Rosário, 218 - São Francisco

Palácio Garibaldi

  • O Palácio Giuseppe Garibaldi é um símbolo da união dos imigrantes italianos em Curitiba. Construído entre 1887 e 1904, com sua elegante fachada neoclássica concluída em 1932, o prédio foi projetado por Ernesto Guaita e finalizado pelo arquiteto João de Mio. Mais do que um marco arquitetônico, o Palácio teve um papel significativo na história da cidade, abrigando o I Congresso Estadual do Movimento Operário em 1906 e servindo como sede do Tribunal Regional Eleitoral durante a Segunda Guerra Mundial. Hoje, tombado como patrimônio histórico, continua sendo a sede da Sociedade Garibaldi, um espaço de celebração da cultura e integração italiana.

  • Praça Garibaldi, 12 - São Francisco